Crianças e as festas de fim de ano
Confira nesse post atividades para colocar os pequenos no clima das festas

O fim de ano é a época que a imaginação aflora, as crianças estão animadas, cheias de energia e prontas para muita diversão. Esse tempo também é de celebração, agradecimento, reflexão, união e renovação. Confira abaixo como envolver as crianças com o espírito de Natal e Ano Novo de jeitos fáceis e divertido.

1. Coloque as crianças para ajudar a arrumar a árvore de natal e a decoração da casa dias antes da Ceia. Se a família for católica, elas podem ajudar a montar o presépio.

2. Crie uma oficina de biscoitos para as crianças. Elas fazem a massa, cortam com forminhas e decoram com confeitos coloridos.

3. Peça para seu filho desenhar cartões de Natal para enviar à família.

4. Antes da festa, peça ajuda dos pequenos para arrumar a mesa do jantar, trazer as velas para acender, arrumar a decoração, organizar os presentes embaixo da árvore, etc, tudo para colocá-las nesse ritual e no clima da festa.

5. Arrume uma mesa para os pequenos se ocuparem. Disponibilize papel, lápis de cor, massinha…

6. O tradicional salpicão, tradicionalmente servido nas ceias dessa época, pode ficar mais divertido e apetitoso quando colocado em canudinhos. Por ser um método simples, as próprias crianças podem fazer! Fica mais fácil se usar um saco de confeitar.

7. Deixe uma árvore de Natal sem enfeites, para os pequenos customizarem com os desenhos que fizeram na mesa preparada para eles.

8. Os mesmos desenhos podem ser usados num amigo-secreto entre elas mesmas, trocando os desenhos para representar o dariam para o outro.

9. No Réveillon, encha balões com gás hélio e amarre mensagens positivas com fios para as crianças soltarem no ar.

10. Contagem regressiva: encha bexigas e escreva horários “cheios” – 20h, 21h, 22h, 23h... – em cada uma delas. Assim que o relógio marcar o horário indicado no balão, as crianças podem estourá-lo. Vai ser mais divertido ainda quando o relógio der meia noite e todos comemorarem.

11. Peça para que elas tirem fotos das decorações, das pessoas nas mesas, dos enfeites, da comida, enfim. Tudo o que compõe o clima da festa.

12. Crie uma caixa de atividades. Dentro, você pode adiantar para as crianças tudo o que vão fazer na noite. Um pôster do filme a que vão assistir, a primeira dica da caça ao tesouro dos presentes, uma colher para representar a sobremesa, um lacinho para representar a hora da abrir os presentes...

13. Peça a ajuda delas para montar uma playlist infantil, elas podem sugerir canções e formas de cantar. Na noite em que as músicas vão tocar, elas podem completar o trecho da música ou adivinhar o nome.

Fonte: Crescer, adaptado