De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o hábito de consumir frutas é importante porque diminui o risco de diabetes e obesidade. Elas ajudam na formação do sistema imunológico infantil e para o bom funcionamento do intestino. Três ou quatro porções diárias de frutas são indicadas para manter crianças de quatro a dez anos com uma alimentação saudável.
Se seu filho estiver passando pela fase de rejeição das frutinhas, continue a oferecê-las. E acredite: não há motivos para desespero. Para ajudá-la nesta missão, abaixo estão jeitos legais para oferecer frutas ao seu filho.
1. Espetinhos
Pique frutas e chame seu filho para escolher algumas delas e montar um espetinho incrível. E quem sabe se várias crianças cmerem juntas? Essa é também uma ótima opção para ser servida nas festas infantis.
2. Em família é mais gostoso
Mesmo que a criança não esteja muito a fim dela, mantê-las ao alcance de todos é interessante. É possível que ele se sinta incentivado a provar, vendo pais e irmãos degustando também.
3. Combinações
Elas combinam muito com sorvetes ou iogurtes (que tal um Petit Suisse Friminho? Confira aqui uma receita) O prato fica colorido e as texturas provocam sensações diferentes na boca da criança. A salada de fruta é sempre uma boa ideia pra manter várias variedades juntas e resultar numa super-nutrição multicolorida!
4. Liberdade para experimentar
Sempre que oferecer uma fruta, deixe seu filho apertar, cheirar, lamber e, até mesmo, se sujar com ela. A experiência vai se tornar divertida e abrir espaço para mais frutas!
5. Bolinhas e formatos divertidos
Use um boleador para fazer bolinhas ou um cortador de biscoitos para moldar corações, estrelas e bonequinhos. Frutas perfeitas para isso são a melancia, o melão e o mamão.
6. Picolés
Corte a melancia em forma de triângulo e espete-a em um palito de picolé. Você também pode espetar bananas sem casca no palito e deixá-las no congelador por alguns minutos para virar um delicioso sorvetinho.
7. Vamos às compras!
Leve seu filho à feira ou ao supermercado e peça ajuda para escolher as frutas que vai levar para casa. Incentive-o a tocá-las e cheirá-las. Essa é uma boa hora pra mostrar a importância de comermos frutas todos os dias e aprender a ver se a fruta está boa para experimentar assim que chegar em casa.
Fonte: Disney Babble, e Revista Crescer e Leiturinha.