Brincadeiras folclóricas
No mês de agosto celebramos o folclore brasileiro. Este é um momento legal para relembrar cantigas, trava-línguas, lendas, e claro, brincadeiras!

Como elas surgiram?

As brincadeiras de folclore são jogos inventados pelos brasileiros. Mas o que essa palavra significa? "Folclore" vem da união de duas palavrinhas em inglês - folk (povo) e lore (ensinamentos). Ou seja, neste mês celebramos os conhecimentos transmitidos de geração em geração, são os contos, danças, e festas criadas pelo povo. Pra ter uma ideia de como a nossa cultura é rica, existem as brincadeiras tradicionais (que sempre existiram), diferentes modos de brincar com elas, e algumas brincadeiras que só existem em determinado lugar. Como o Brasil é muito grande, cada estado adaptou e criou novos jeitos de brincar. Aqui tem uma playlist com vídeos sobre essas brincadeiras regionais.

Por elas são tão legais?

Uma das brincadeiras com diferentes formas de brincar é a queimada (ou você conhece como caçador?) Ela é divertida e estimula reflexos e raciocínios, aprenda aqui como jogar de diferentes formas. Viu que interessante? Pra uma mesma brincadeira existem vários nomes. Fora essa, existem muitas brincadeiras que fizeram parte da infância dos pais, e eles podem ensinar, como soltar pipa, pião, pular corda, bola de gude. Também tem as cantigas, que você com certeza já ou ouviu por exemplo, “escravos de jó”, “pirulito que bate, bate”, e “ciranda, cirandinha”.

O que você está esperando pra colocar elas em prática? E você, adulto, quais outros brinquedos populares fizeram parte da sua infância? Quais as suas brincadeiras folclóricas favoritas? No clima dessa festança cultural, aqui tem uma música, pra curtir e aprender de maneira divertida.

Fonte: Omo, Nova Escola, TV Cultura.

Produtos Frimesa utilizados: