Reciclagem de papel em casa
Veja como fazer seu próprio papel reciclado. É fácil, divertido e você ameniza a quantidade de papel que vai parar nos aterros

O papel é feito com a celulose, que vem da polpa da madeira, e demanda de uma grande quantidade de árvores derrubadas para a sua produção – o que provoca o desmatamento. A reciclagem de papel é muito importante para evitar o uso de novas folhas e o corte de novas árvores. Se você fazê-la em casa, você aproveita pra praticar a ainda pratica suas habilidades artísticas e cria um papel todinho seu.

Confira abaixo os materiais necessários e o passo-a-passo.

Materiais:

- Liquidificador ou mixer;

- Recipiente com capacidade para pelo menos 500 ml;

- 500 ml de água;

-Papel jornal ou sulfite usado e picado (quantidade suficiente para encher o recipiente), não utilize papéis termossensíveis, como extratos bancários e comprovantes, eles podem contar BPA . Entenda aqui.

-Tela de náilon com borda de madeira para produção de estampas, ou uma peneira.

-Colher de sopa;

-Vasilha.

Como fazer:

1. Insira o papel picado no recipiente de modo a cobrir quase totalmente o conteúdo. Em seguida, despeje a água, fazendo com que todos os pedaços de papel se molhem

2. Bata o conteúdo com um mixer ou com um liquidificador

3. Em seguida, derrame a mistura sobre a tela - posicione uma vasilha abaixo da mesma para absorver a umidade excedente.

4. Espalhe com uma colher.

5. Deixe tela secar ao sol por um ou dois dias

6. Então é só desenformar e…

7. Seu papel está pronto!

Se você quiser que o papel fique multicolorido, use folhas coloridas. Para um resultado mais vibrante a dica é usar tinta para TINGIR roupa, também conhecido como corante.

Garanta que o papel que não for reciclado, seja destinado corretamente pela COLETA SELETIVA. Usar os dois lados do papel antes de jogar fora, ou deixar uma quantidade de papel usado para rascunho também são maneiras legais de economizar o material, e ajudar a natureza.

Segundo o portal Brasil Escola, no Brasil, 80% do papel produzido é feito a partir da madeira cultivada. A reciclagem de uma tonelada de papel poupa 22 árvores. Também economiza outros recursos naturais como a água, a energia elétrica (consome 71% menos de energia elétrica) e polui menos o ar em 74%. 

Fonte: E-cycle, adaptado.

Produtos Frimesa utilizados: