Você sabe o que é compostagem?
Que tal ensinar para as crianças como transformar o lixo orgânico em adubo para o jardim?

Sustentabilidade é algo que precisamos aprender desde pequenos. Afinal, é preciso cuidar da natureza com o mesmo carinho que ela cuida de nós. Então, hoje vamos aprender a reaproveitar o lixo em casa!

Compostagem é um processo natural que transforma matéria orgânica em adubo. Como funciona? Micro-organismos ajudam a reciclar restos de frutas, verduras e outros alimentos, reinserindo as sobras que iriam para o lixo no ciclo da vida.

Vamos lá!

Separe o lixo orgânico: vale colocar restos de legumes, frutas, verduras e cascas de ovo. Mas, evite colocar limão e laranja, porque são frutas muito ácidas, e também alho e cebola.

Separe caixas de plástico com tampa: elas devem ter cerca de 30 cm de altura e furos na parte de baixo. Se você não encontrar nenhuma em casa é só procurar em lojas de jardinagem.

Coloque uma camada de terra. Em seguida, uma camada de lixo orgânico. E, por fim, uma camada de húmus, que pode ser encontrado em lojas de jardinagem. Acrescente minhocas ou revire a terra a cada três dias.

O processo de compostagem leva aproximadamente três meses. Depois disso, a terra estará adubada e pronta para fornecer os nutrientes que seu jardim ou horta precisam.

E o mais legal é que, durante o processo, você pode ensinar as crianças sobre sustentabilidade e reciclagem. Tudo isso na prática e com muita diversão, destacando a importância de respeitar a natureza e, claro, separar o lixo.

Curtiu? Então, chama as crianças e bora reciclar o lixo para ajudar o planeta!