No livro, um menino encontra um balão e, ao dar um nome para o objeto, ele ganha toda uma personalidade. O problema é que ele gosta de assustar os outros. Anacleto, o balão, é cheio de manias, gosta de participar das atividades da família, de contar histórias, e, acima de tudo, de ficar esperando o melhor momento para causar arrepios de medo!
É a partir desse fantástico início que os autores Carol Sakura e Walkir Fernandes de uma forma divertida, resgataram os sentimentos da infância. Agora, o menino, dono do balão, precisa aprender a lidar com as próprias emoções, afinal, ter medo é normal, mas saber como encará-lo pode ser difícil.
Essa é uma daquelas obras perfeita para uma boa contação de histórias, mas também pode ser uma boa opção para as crianças lerem sozinhas. Pensada para pequenos leitores, o livro é indicado principalmente para crianças de 3 a 4 anos, mas também dialoga com outras faixas etárias, mesmo aqueles que já estão entre 7 e 8 anos, já que o medo é um sentimento que nos acompanha desde os primeiros meses de vida e não vai embora.
Viu só? Essa é uma excelente forma de oferecer um sentimento de acolhimento aos pequenos e ensiná-los a superar os medos e enfrentar o monstro que está embaixo da cama e até seus comparsas.