Algumas regiões do país têm uma estação específica muito chuvosa. Quando esse período coincide com as férias escolares, o resultado é: crianças em casa. E para que seus filhos não se tornem vítimas da televisão, computador ou videogames nessas horas, que tal propor brincadeiras saudáveis e interativas? Assim um dia de chuva pode se transformar em um dia com muita diversão e boas lembranças.
Câmera quente
Nessa brincadeira, vamos tornar a tecnologia nossa companheira. Com um telefone celular ou câmera digital de fotos com timer ligado, vamos fazer uma roda e brincar de “batata-quente”. Só que, desta vez, a batata vai assar quando o timer da câmera tirar a foto e registrar quem queimou as mãos!
Concurso de poses
Com as famosas selfies, hoje em dia muita gente se tornou modelo! E agora nós vamos colocar em prática todas as poses que vimos por aí. Com caneta colorida e papel, o primeiro passo da brincadeira é desenhar bonecos de palito com as poses mais “diferentonas” possíveis. Depois disso, com um sorteio, cada participante deve reproduzir a pose escolhida. O “mestre” do jogo deve fazer a foto da pose do modelo, para que depois, todos possam ver, comparar e dar boas gargalhadas!
Qual é o filme?
Crianças adoram assistir filme e geralmente os pais acompanham os pequenos durante esse momento. Assim, muitos são os filmes que fazem parte da história da família. Na brincadeira “qual é o filme”, um participante deve desenhar um único objeto que remeta a um filme, enquanto o outro deve adivinhar de qual filme se trata. No futuro, as recordações desse dia serão muito legais.
Bolinho de chuva
Este é o tradicional programa de dia de chuva: fazer bolinhos de chuva. A receita requer a presença de um adulto, mas pode muito bem envolver as crianças no processo.
Você vai precisar de:
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de leite Frimesa
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
3 colheres de sopa e açúcar
1 colher de sopa de canela
Primeiro, coloque os ovos, o açúcar, o leite, a farinha de trigo e o fermento em um recipiente. As crianças podem ajudar a quebrar os ovos e este pode ser um ótimo momento para ensinar pesos e medidas aos pequenos. É necessário misturar até que a massa fique homogênea, mas não há problema em deixar as crianças mexerem a mistura um pouquinho.
A próxima etapa é: com uma colher, pegue pequenas porções da massa e despeje em uma panela com óleo quente. Para não correr o risco de pingar óleo quente nas crianças, o melhor é deixá-las assistindo de camarote, longe da panela!
Agora os jovens cozinheiros podem voltar ao trabalho. Cada bolinho deve ser salpicado com açúcar e canela, antes de ser servido.
Por fim, a melhor parte: pegue seu achocolatado Friminho e se delicie com os bolinhos de chuva! Assim, não tem como um dia chuvoso ser chato, não é mesmo?