Como curtir um dia de chuva em casa
Transforme um dia chuvoso em um dia pra lá de divertido em família.

Algumas regiões do país têm uma estação específica muito chuvosa. Quando esse período coincide com as férias escolares, o resultado é: crianças em casa. E para que seus filhos não se tornem vítimas da televisão, computador ou videogames nessas horas, que tal propor brincadeiras saudáveis e interativas? Assim um dia de chuva pode se transformar em um dia com muita diversão e boas lembranças.

Câmera quente

Nessa brincadeira, vamos tornar a tecnologia nossa companheira. Com um telefone celular ou câmera digital de fotos com timer ligado, vamos fazer uma roda e brincar de “batata-quente”. Só que, desta vez, a batata vai assar quando o timer da câmera tirar a foto e registrar quem queimou as mãos!


Concurso de poses

Com as famosas selfies, hoje em dia muita gente se tornou modelo! E agora nós vamos colocar em prática todas as poses que vimos por aí. Com caneta colorida e papel, o primeiro passo da brincadeira é desenhar bonecos de palito com as poses mais “diferentonas” possíveis. Depois disso, com um sorteio, cada participante deve reproduzir a pose escolhida. O “mestre” do jogo deve fazer a foto da pose do modelo, para que depois, todos possam ver, comparar e dar boas gargalhadas!

Qual é o filme?

Crianças adoram assistir filme e geralmente os pais acompanham os pequenos durante esse momento. Assim, muitos são os filmes que fazem parte da história da família. Na brincadeira “qual é o filme”, um participante deve desenhar um único objeto que remeta a um filme, enquanto o outro deve adivinhar de qual filme se trata. No futuro, as recordações desse dia serão muito legais.

Bolinho de chuva

Este é o tradicional programa de dia de chuva: fazer bolinhos de chuva. A receita requer a presença de um adulto, mas pode muito bem envolver as crianças no processo.

Você vai precisar de:
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 xícara de chá de leite Frimesa
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
3 colheres de sopa e açúcar
1 colher de sopa de canela

Primeiro, coloque os ovos, o açúcar, o leite, a farinha de trigo e o fermento em um recipiente. As crianças podem ajudar a quebrar os ovos e este pode ser um ótimo momento para ensinar pesos e medidas aos pequenos. É necessário misturar até que a massa fique homogênea, mas não há problema em deixar as crianças mexerem a mistura um pouquinho.
A próxima etapa é: com uma colher, pegue pequenas porções da massa e despeje em uma panela com óleo quente. Para não correr o risco de pingar óleo quente nas crianças, o melhor é deixá-las assistindo de camarote, longe da panela!
Agora os jovens cozinheiros podem voltar ao trabalho. Cada bolinho deve ser salpicado com açúcar e canela, antes de ser servido.
Por fim, a melhor parte: pegue seu achocolatado Friminho e se delicie com os bolinhos de chuva! Assim, não tem como um dia chuvoso ser chato, não é mesmo?