A palavra rotina pode parecer chata, mas pode ser algo muito benéfico e positivo. O ambiente escolar demanda uma organização diferente de acordo com a faixa etária das crianças, incentivando a autonomia e a autoconfiança, além de promover a socialização e a empatia.
E como aplicar essa rotina também em casa? Primeiro, entenda o ritmo particular do seu filho, levando em conta sua faixa etária e outros fatores que possam influenciar. Além de um horário estabelecido para alimentação, higiene, brincadeiras e repouso, inclua as crianças em atividades da casa nas quais elas podem auxiliar.
Na hora da brincadeira, use jogos de imitação e exercícios com materiais gráficos para promover a coordenação motora. Já o teatro com fantoches incentiva a imaginação e o trabalho em grupo dos pequenos. E não se esqueça, é claro, das atividades ao ar livre.
Mas cuidado! Não encha a agenda da criança para não tornar o dia a dia chato. O importante é ensiná-los a separar a hora do videogame da hora da tarefa de casa, para que eles possam começar a cuidar das suas próprias tarefas. E se você perceber que algum dos métodos estabelecidos está prejudicando seu filho ajude-o a encontrar a solução.
Uma criança organizada, no futuro, será um adulto apto a encarar os próprios desafios.
Topa tentar?