Como reutilizar o vidro?
O vidro é um material 100% reciclável, mas esse processo só ocorre de maneira industrial e é bem complexo. Dar uma nova utilidade para ele é um jeito mais simples de ajudar o meio ambiente.

O vidro precisa de quatro mil anos para se decompor na natureza. Destinar um local e um armazenamento correto para a futura reciclagem, ou mais simples ainda, a reutilização impede que eles fiquei esse tempo todo poluindo o meio-ambiente. Reutilizá-lo em casa é muito mais simples e você ganha outros materiais totalmente novos e que, sem você perceber, iriam para o lixo, agrega um novo valor e você ganha um objeto bem personalizado.

 

Confira as ideias a seguir:

Potes

Os potes com tampa são bons para guardar alimentos e sobras de comida na geladeira, guardar uma geléia, ou separar pregos e parafusos.

- Embalagens de vidro também são boas para guardar alimentos comprados em sachês, que são bem mais baratos.

- Eles também podem virar suportes para diferentes itens do banheiro, ou um suporte para guardar pincéis e lápis, por exemplo.

Você pode ter uma luminária criativa, pra isso, use um pote de conserva e coloque um fios de luzinhas com bateria – conhecidos como “fairy light”, ou mesmo aquelas da árvore de natal. Quando você desligar as luzes, vão parecer vaga-lumes brilhando.

 

Garrafas

Com um toque de criatividade, garrafas de vidro podem virar lindos vasos para flores, ajudando a enfeitar a mesa e o quarto. Você pode usar sisal, barbante, papel, e tinta acrílica. Na internet existe um mundo de possibilidades e idéias.

 

Dicas para melhorar a reciclagem do vidro

Se não for possível reutilizar as embalagens, é importante lembrar de alguns cuidados que facilitam a reciclagem atitudes simples fazem a diferença assim que o lixo sai da sua casa

-No Brasil, as lixeiras de cor VERDE indicam o local para descarte do vidro.

- Se o que for virar lixo estiver inteiro, lave antes de descartar. Retire tampas e rótulos, deixando o material limpo.

- Se estiver quebrado, você deve cortar uma garrafa PET ao meio, colocar os cacos dentro, encaixar novamente, e então, descartar. Isso protege quem mais tarde for recolher o lixo.

- Separe o vidro por cor (transparente, verde ou âmbar), facilitando a distinção do material e o método a ser usado para reciclar.

Fonte: Ecycle, e Casa e Construção

Produtos Frimesa utilizados: