O Ministério da Saúde incluiu crianças de 5 a 11 anos na campanha de vacinação contra a Covid-19, e é de extrema importância que os pais levem seus filhos para receberem o imunizante, ele protegerá os pequenos, principalmente com o retorno das aulas, e também as pessoas a seu redor.
Até o momento, a única vacina disponível é a Pfizer – BioNTech, mas vale ressaltar que ela tem dosagem e composição diferentes daquela utilizada para maiores de 12 anos. A formulação da vacina para crianças será aplicada em duas doses de 0,2 mL, com pelo menos 21 dias de intervalo entre as doses. Para evitar confusões, o imunizante leva uma tampa laranja, diferente da versão para adultos, que tem um fecho azul.
A Anvisa garante que o imunizante é seguro e eficaz na prevenção da covid-19 sintomática, na prevenção das formas graves e potencialmente fatal da doença, tranquilizando os pais sobre a seguridade da vacina para as crianças.
Existe, ainda, a recomendação de que o imunizante contra a covid-19 nas crianças não seja aplicada de forma a outras vacinas do calendário infantil. Por precaução, a Anvisa estabeleceu um intervalo de 15 dias entre outras vacinas.
É um direito das crianças serem vacinadas, leve seu filho até uma unidade de saúde e garanta a segurança dos pequenos.
Para mais informações, confira na página do g1.