Experiências sobre higiene
Lavar as mãos corretamente nunca foi tão importante. Confira aqui experiências para ensinar os pequenos sobre uma boa higiene.

Com a pandemia do Coronavírus, se preocupar com a higiene é fundamental, e a lavagem das mãos é um dos principais passos, já que o contágio é por contato. Mas como ensinar às crianças de um jeito lúdico sobre a importância de lavar bem as mãos? Abaixo tem ideias e experiências criativas para te ajudar.

Orégano e sabão

Para essa atividade, você irá precisar de um prato branco ou de fundo claro, orégano, água e sabão.

1º Separe o prato.
Este prato representa o mundo. É importante começar a atividade falando para as crianças que o mundo é gigante.

2º Coloque a água.
Coloque água até a beirada do prato. A água representa o ar que nós respiramos.

3º Coloque o orégano no prato.
Derrame o orégano na água, é importante que ele fique espalhado. Os pontinhos verdes são os vírus que estão no ar, nos objetos e nas mãos. Molhe o dedo dele na torneira. Então, peça para que encoste na água no prato. O orégano vai todo para a ponta do dedo. Isso acontece quando usamos apenas a água para lavar as mãos, os vírus não vão embora, igual ele está vendo, por isso é necessário utilizar o sabão.

4º Adicione o sabão
Coloque sabão um pouco de sabão no dedo dele. Apenas o sabão é responsável por mandar os vírus embora.

5º Peça para ele encostar o dedo na água.
Ao encostar o dedo com sabão na água, o orégano que está no prato irá para as bordas, longe do dedo. Isso, pode ser usado para explicar que quando usamos sabão, os vírus também se afastam e morrem. Isso mostra que apenas o sabão é eficaz para nos proteger contra eles. Com isso, os pequenos vão entender a importância de se manter hábitos de higiene. Enfatize que atualmente, com o Coronavírus, é necessário dobrar o número de vezes em que se lava as mãos.

Fatias de pão

Um experimento realizado por uma professora norte-americana usando fatias de pão também mostra , fatias de pão após diferentes formas de higienização.em saquinhos vedados

Uma das fatias foi para o saquinho sem que ninguém a tocasse; outra foi tocada pelos alunos depois de lavarem as mãos com água e sabão; outra foi tocada pelos alunos depois de eles apenas as higienizarem com álcool em gel; outra foi tocada por todos sem lavar as mãos de jeito nenhum; outra foi passada na superfície de notebooks. Depois de 3 ou 4 semanas, os resultados apareceram, mostrando a diferença na deterioração de cada uma das fatias, de acordo com a manipulação que tiveram.

A fatia que não foi tocada mal havia se deteriorado, e a fatia que foi tocada com as mãos limpas foi a que melhor se conservou entre as tocadas.

Luvas e tinta

Além do sabão, é importante lavar as mãos com os movimentos certos. Um jeito de mostrar demonstrar onde o sabão deve atingir, de forma a evitar contaminação, é usar luvas e tinta (que representará o sabão e melhorará a visualização do efeito). A tinta deve atingir todas as partes da mão – incluindo ponta dos dedos laterais e punhos. Assista a esse vídeo para entender melhor.

Fonte: Leiturinha, Crescer, adaptado.