Era uma vez uma sala cheia de brinquedos...
Se você já curtiu o título, vai gostar ainda mais das dicas que separamos para você ter um lar cheio de brinquedos organizados.

Manter os brinquedos da criançada em ordem é um grande desafio para os papais. Sem contar que a tarefa deve garantir que os pequenos tenham toda a diversão que uma boa infância requer. Por isso, separamos algumas dicas para você otimizar o espaço da sua casa com a ajuda deles, sim, porque os filhos precisam colaborar para um lar feliz.

1) Organize os brinquedos por grupos

Não é necessário que a criança tenha acesso a todos os brinquedos o tempo todo. Organize os brinquedos por critérios, por exemplo:

- Brinquedos que a criança pode ter acesso o tempo todo: caixas organizadoras, baús e partes mais baixas de prateleiras podem ser utilizados para organizar esses objetos. Em contrapartida, brinquedos e objetos que necessitam a supervisão de um adulto devem estar em lugares mais altos e seguros, como prateleiras altas e armários fechados.

- Criação de um espaço para leitura: separar os livros dos brinquedos. Criando um espaço próprio, você vai estimular a leitura e o senso de organização nas crianças.

- Mesinha ou canto para artes: reunir lápis de cor, tinta guache, pincéis e outros acessórios relacionados à criatividade ajuda a criança a concentrar as atividades de criação em um só lugar.

2) Limpe tudo antes de guardar

É importante lembrar que brinquedos são objetos que juntam bastante sujeira. Ursos de pelúcia, por exemplo, são abrigos para ácaros e outros microrganismos que podem provocar doenças respiratórias. Higienizar os objetos antes de guardar ajuda a manter a limpeza e também a prevenir doenças.

3) Incentive a criança a guardar os brinquedos

Ensinar a criança a organizar seus brinquedos desde cedo colabora para o desenvolvimento de disciplina e organização. Nesta hora, é importante medir cada tarefa de acordo com a capacidade da criança para não gerar frustração ou algum tipo de aversão à organização. Delegar tarefas fixas para as crianças também auxilia na criação de um senso de responsabilidade.

Curtiu nossas dicas? Não esqueça de agradecer as crianças pela ajuda. Uma boa forma de demonstrar sua gratidão é preparar um lanchinho gostoso com achocolatado Friminho, ou petit suisse, ou o leite fermentado... Que tal?