Sustentabilidade até na hora de se vestir
Será que é possível ser sustentável até na escolha das roupas, calçados e acessórios que você veste?

A indústria da moda cresce a cada dia, e todo o cuidado com as questões ambientais é válido na hora de produzir e entregar as peças do prêt-à-porter à alta-costura. Por isso, algumas marcas passaram a oferecer a proposta de vestuário sustentável – e que, acredite, não se parece nada com o visual do homem de latas, de Mágico de Oz.

Selecionamos algumas iniciativas brasileiras que oferecem qualidade, consumo consciente e muito estilo na hora de se vestir. Olha só que legal!

Farrapo Couture

A palavra Farrapo já lembra alguma coisa rasgada, velha – ou até mesmo a Revolução Farroupilha, não é mesmo? E a proposta da marca não está muito longe disso. Criada em 2012 pela designer Kamila Olstan, a Farrapo fica localizada em um pequeno atelier no centro de Curitiba, no Paraná. Desde a criação das peças até a confecção das roupas, tudo é feito de uma forma que minimize os impactos ao meio ambiente. Eles usam apenas tecidos de reuso: finais de rolo, tecidos parados em estoque, resíduos da indústria têxtil, roupas vintage em desuso, ou seja, materiais que seriam descartados. O resultado são peças inéditas, combinações coloridas e um consumo consciente e divertido.

Reciclando os pés

Com uma proposta parecida com a Farrapo, a Insecta Shoes, marca do Rio Grande do Sul, produz sapatos veganos sustentáveis, feitos a partir de roupas usadas, algodão reciclável e garrafas plásticas recicláveis. Em dois anos, foram reaproveitados aproximadamente 630 quilos de tecido, mil garrafas PET e 2.100 peças de roupa. A Insecta Shoes tem o selo Sistema B (organização global que cerifica empresas que combinam lucro e responsabilidade social.)
O resultado são sapatos coloridos, divertidos e com estampas exclusivas. A gente adorou!

    

Vestindo a camisa da sustentabilidade desde pequeno

Crianças crescem rápido, e nesse processo, muitas roupas são perdidas. Por isso, na hora de investir no vestuário dos pequenos, adotar uma escolha sustentável faz a diferença! Para incentivar o consumo consciente, já existem várias marcas que produzem roupas infanto-juvenis com malha de PET* reciclado (politereftalato de etileno), tecido de aproveitamento de aparas e retalhos ─ upcycling ─ e algodão orgânico. Tudo com muito charme e responsabilidade!

*A malha de PET é produzida com fibras de poliéster de garrafas coletadas por cooperativas de catadores.

Que tal acessar informações na internet junto com as crianças para saber mais sobre o que essas marcas estão fazendo? São ótimas inspirações para falar sobre o valor da vida, consumo consciente e a sustentabilidade do planeta. Boas pesquisas para vocês! smile